Forjando a Espada...


Forjando a Espada
                                                       
"A vida é um constante aprendizado. No entanto, o aprendizado somente está acessível para quem cultiva as virtudes necessárias para tal fim. Dentre elas, cito três que considero essenciais: a humildade, a perseverança e a coragem.

A humildade é a qualidade que nos faz perceber o quanto nos é prejudicial ser arrogante e orgulhoso. A humildade nos permite a aceitar os nossos erros e as nossas imperfeições. É aceitando as nossas falhas e as críticas vindas dos outros que corrigimos as nossas imperfeições e reforçamos as nossas potencialidades.

A perseverança é uma das qualidades necessárias a todos aqueles que desejam crescer e realizar na vida. Ela nos leva a superar os obstáculos e a enfrentar os desafios mesmo após termos fracassados nas tentativas anteriores.

No entanto, o pilar destas virtudes  é a coragem. Sem a coragem somos capazes de nos trair e nos sabotar, a ponto de nos acomodarmos numa vida marcada pela insatisfação e até sofrimentos.  Para alcançar a plenitude na vida é necessária uma grande disposição para enfrentar muitas batalhas, tanto em nosso interior quanto em nosso exterior.

Se observarmos as características de pessoas realizadoras e satisfeitas, notamos que elas possuem um forte senso de direção e uma grande dose de responsabilidade para se manterem na rota certa. Ao passo que pessoas envolvidas em fracassos, tomadas pelo negativismo, apenas lamentam, deixando de fazer algo para mudar as coisas.

Viktor Frank, psicólogo e psicanalista austríaco, que viveu prisioneiro por quatro anos no campo de concentração nazista, afirmou que ao lado da estátua da liberdade deveria se construir a estátua da responsabilidade.   Uma alusão ao fato de que somos nós os responsáveis pela nossa felicidade e pela realização na vida e que o meio para se alcançar o que buscamos é através da ação efetiva e objetiva, e não na perda de tempo em racionalizações que alimentam a acomodação.

É muito comum encontramos pessoas desejosas em alcançar um objetivo sem fazer por merecer. Desejam emagrecer, mas não se motivam a seguir um programa alimentar. Desejam uma promoção, mas não se animam em reciclar seus conhecimentos. Desejam a reconciliação, mas não se propõe a mudar o seu jeito de ser.

(...) Nas artes marciais (...) o Mestre (...) nos recomenda antes de tudo, lapidar o nosso espírito. Pois, somente uma atitude mental vigorosa e inabalável, forjada numa conduta de extrema dedicação e autodisciplina, seremos motivados  a superar o ostracismo ou o desânimo, e até  os momentos de grande dificuldades, sejam eles quais forem.

Uso o termo forjar, pois  o nosso ser se fortalece e se refina através de uma postura marcada pela perseverança e uma autodisciplina austera na busca para sermos pessoas melhores, tal qual a lâmina da espada dos guerreiros que surge de um grosseiro pedaço de ferro por ter suportado o calor do fogo e as vigorosas pancadas do martelo do mestre artesão."

Editado de H. Arakaki . 2007

Nenhum comentário: