A harmonia através dos conflitos


A sabedoria nos diz que o ponto de harmonia para suportarmos todas as dores está no coração. E é com essa sabedoria que queremos seguir pela vida.

É com coragem que devemos enfrentar todas as dificuldades, lidar com todos os conflitos, não os negando e nem os empurrando para debaixo do tapete de nossos sentimentos e pensamentos. Olhar os conflitos cara a cara, sem julgamento e sem medo, com paciência e perseverança nos bons propósitos, nos auxilia a resolver cada um deles.

Às vezes não sabemos o que fazer, como fazer, por onde começar. Dói, e muito, caminhar neste mundo em meio a tantas contradições e desilusões, altos e baixos, perdas e ganhos, mas é preciso seguir em frente e para cima, até chegar ao topo de cada montanha. E, depois, mais além.

E, em toda e qualquer jornada é preciso dar o primeiro passo. E esse importante e primeiro passo, que determina o sentido e a direção da eterna caminhada, começa para dentro de nós mesmos, para encontrarmos aquele "ponto" do qual partem as nossas mais nobres e dignas aspirações.

Cada minuto e segundo é uma luta, interna e externa, e aquela "força" para a tudo superar encontramos quando conseguimos fazer "silêncio" em nosso coração, em nossa mente, focalizando na meta, no sonho mais profundo e verdadeiro a realizar.

De repente, ainda que seja nossa, apenas nossa, a decisão de dar esse primeiro passo, percebemos que não estamos sozinhos, e outros estão ao nosso lado.

Depois desse momento único, individual, solene, olhamos ao redor e reconhecemos nas pessoas a quem mais amamos - e que nos amam - os companheiros e companheiras de jornada, a quem daremos os braços em apoio, uns aos outros, quando vierem as tormentas, os medos, mas também os momentos de felicidade, de esperança, de realização.

Nas tempestades os raios rasgam os céus e os ventos assopram tudo, e no meio desse redemoinho nos recolhemos em silêncio à espera de que o tempo bom retorne logo depois. Assim fariam os Três Macacos Sábios Katanas, não vendo, não ouvindo e nem falando o mal sobre as aparências dos furacões que sempre arrasam isso ou aquilo.

Creio que o Bem Maior também se utiliza do aparente mal para re-ordenar, re-construir, re-fazer, re-estabelecer a harmonia. A sabedoria pede re-flexão, re-ver, re-ouvir, re-falar de outras maneiras e extrair da aparente dor a realidade do amor. O Bem sempre vence, mesmo que tudo ao redor pareça acontecer ou se mostrar ao contrário.

É por esse poder transformador do amor que encontramos a força e o poder, a coragem para seguir adiante. É caminhando, subindo e seguindo que passamos a perceber que as pequenas mudanças, e os primeiros passos, se tornam transformação e experiência. Tudo se transforma quando amadurecemos.

Depois de cada tempestade vem o sol, a lua e as estrelas, e tudo respira novamente aquela harmonia. A natureza sempre nos dá lições em sua simplicidade, e cada ciclo da vida é importante para nosso próprio crescimento e aprendizado.

Não tenhamos medo dos conflitos, nem percamos as esperanças. Tenhamos coragem e, assim, em harmonia, em cada passo, vamos crescendo em sabedoria, graça e beleza diante de nós mesmos, diante dos outros e, sobretudo, diante do Pai Maior.

Às vezes, é preciso fazer mais "macaquices" para encontrar aquele ponto de harmonia...
E, sempre, saimos vencedores quando enfrentamos com humildade, paci6encia e perseverança os nossos próprios conflitos internos, e externos...

Um abraço do Macaco para todos os que se fazem macacos sábios, e seguem sua jornada...

Foto: Kanji Chicara, Força! Poder!

Nenhum comentário: