Minha alma sou eu em meu corpo passageiro...


Tristeza passa

Minha alma sou eu em meu corpo passageiro,
como um passageiro de trem.

Vejo paisagens, nem sempre belas.
Mas me comovo com todas e com todas aprendo.

Vez ou outra se senta ao meu lado,
um companheiro ou companheira qualquer;
as vezes a Tristeza,
em outras a Alegria e a Esperança,
não raro a Revolta e a Indignação.

Claro. A porta desse trem que ando já se abriu
para desembarcar a Saúde,
mas ela, que é amiga da Vida que tanto me ama,
mais por ela que por mim...
logo toma outra vez o trem
para continuarmos a caminhada.

Certamente o Entusiasmo também divide comigo
o olhar curioso para a paisagem,
e senta-se ao meu lado por tempos longos.

E nunca me deixam só:
a Poesia, o Amor, a Vida e a Liberdade!

Sou imensamente rico e bem acompanhado.

Claro, volta e meia a paisagem fica embaçada
pelas gotas que se chocam com o vidro da janela.

Mas pego um pedaço de Esperança e limpo o vidro de novo...

Isso passa…

Paulo da Vida Athos

Nenhum comentário: